Amadurecimento psíquico e TDAH: estudo de caso clínico

estudo de caso clínico

  • Caroline Cezimbra dos Santos CIPT
  • Fernanda Munhoz Driemeier Schmidt
Palavras-chave: Psicanálise; TDAH; Desenvolvimento emocional

Resumo

Entende-se que o brincar exerce um papel fundamental na constituição do sujeito e que, na psicoterapia de crianças, é uma forma de comunicar, representar e elaborar um conflito psíquico, além de dar vazão às fantasias e aliviar angústias. Quando há falhas na estruturação psíquica, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento emocional primitivo, é possível que a criança tenha dificuldade em representar o seu sofrimento através da brincadeira e da simbolização. Contudo, para além do diagnóstico, é importante estarmos atentos ao sofrimento psíquico dessas crianças, sendo que a inquietação, a dificuldade em manter a atenção e a impulsividade, talvez seja uma forma pela qual encontram para trazer à tona os seus conflitos. Os estudos sobre desenvolvimento emocional, sobre a constituição do psiquismo primitivo, colaboram para o entendimento dos sintomas em questão. A partir de um relato de caso, foi possível observar o processo de amadurecimento psíquico de uma criança, com sintomas de TDAH, que esteve em tratamento psicoterápico dos sete aos nove anos. Através da criação de um setting suficientemente bom, que se equipara a função materna, garantindo previsibilidade, confiabilidade e identificação às necessidades, foi posssível observar evidências de um registro simbólico e não mais, meramente, motor.

Publicado
2023-10-08